Vamos falar de tecnologia

Tablets e conteúdos digitais na sala de aula

Ana Teresa Ralston
Diretora de Tecnologia da Educação e Formação de Educadores Abril Educação

Vamos falar de tecnologia

A Abril Educação, desde 2010, estuda, pesquisa e avalia novas estratégias que apoiem os processos de aprendizagem e engajem os alunos de maneira mais efetiva por meio das mídias digitais para que construam novos caminhos para aquisição do conhecimento. É claro que não é possível apenas com a migração do livro impresso para o formato PDF desenvolver novas dinâmicas de interação. Investimos em caminhos onde o aluno pudesse ampliar sua experiência pedagógica. A primeira estratégia foi construir a familiaridade com a nova proposta e uma nova relação com seu material pedagógico. A primeira coleção para tablet foi para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o que foi uma boa oportunidade para vivenciar junto com as crianças formatos de interação com o livro digital. Veja mais detalhes em:http://www.youtube.com/watch?v=cTuMhr94-UY

Em 2013, os tablets e conteúdos digitais já têm forte presença nas salas de aula no mundo todo, basta acessar o site das maiores editoras internacionais como Scholastic e HMH para comprovar a consistência dessas ofertas. Quanto à presença em sala de aula, relatórios como do Horizon K12 2013 detalham as tecnologias que já estão e que serão usadas nos próximos anos na educação básica. Se você quiser informações sobre o Brasil e suas tecnologias, acesse o link http://pt.slideshare.net/pauloalx/horizon-brasil, apesar de desigual já temos boas experiências.

Nas Editoras Ática e Scipione, o uso da tablet em sala de aula foi ampliado e agora está presente desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Sem necessidade de conexão à internet, os alunos acessam os livros digitais interativos, fazem anotações, entram em conteúdos digitais integrados ao seu livro, tais como vídeos, galeria de imagens e infográficos, os quais servem para aprofundamento das explicações dadas em sala de aula e para completar seus estudos.

Para o Ensino Médio o foco é estimular o autoestudo, além do aprofundamento das explicações. O livro no tablet possui questões interativas ao longo do conteúdo anual que gera relatórios de acompanhamento para o professor. A ideia é ajudar o aluno a verificar se entendeu o conteúdo e o professor se a classe está acompanhando suas explicações. Além disso, os gráficos dão uma visão clara na utilização do livro didático digital em sala de aula. O tablet está integrado à internet e sempre que necessário atualiza conteúdos ou envia informações.