Um programa para o Ensino Médio que gera conhecimento para toda uma comunidade

Um programa para o Ensino Médio que gera conhecimento para toda uma comunidade

Capitaneado pela Fundação Odebrecht, o PDCIS – Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia – está gerando novas condições educacionais para incentivar os alunos a permanecerem no campo e para ajudar a criar uma nova classe média rural.

Focado em Educação Rural e desenvolvimento comunitário, o PDCIS funciona assim: durante 15 dias os alunos do Ensino Médio moram nas escolas e aprendem o currículo básico da Educação, além de receberem um ensino técnico nas áreas ligadas às realidades locais. Depois disso, passam outros 15 dias em suas comunidades, aplicando na propriedade rural familiar o que aprenderam na escola.

Depois da fase do aprendizado, os alunos repassam aquilo que aprenderam para a família e para os vizinhos, o que gera um ciclo de conhecimento. Esse ciclo impacta diretamente o desempenho da produção, uma mudança mais do que bem-vinda numa das regiões mais carentes da Bahia, fortalecendo as comunidades.

Além disso, a fundação incentiva a criação de cooperativas, que aumentam a renda mensal dos agricultores e criam mais um motivo para que os jovens se fixem no campo. O PDCIS vem instrumentalizando as cooperativas para aumentar a renda dos cooperados, o que não apenas qualifica o trabalho na região, como aumenta consideravelmente a renda dos cooperados.

Fontes:

Fundação Odebrecht
http://caindonobrasil.com.br/
http://www.ides.org.br/